terça-feira, 18 de setembro de 2012

Adriano Henrique Nuernberg, professor da UFSC e integrante desde julho de 2012 de uma comissão do INEP para a melhoria do atendimento diferenciado nas provas do ENEM



diniz@mundocegal.com.br
16:12 (3 horas atrás)
para news
Prezados e prezadas

Sou Adriano Henrique Nuernberg, professor da UFSC e integrante desde
julho de 2012 de uma comissão do INEP para a melhoria do atendimento
diferenciado nas provas do ENEM.

 Estou solicitando nessa mensagem o envio de sugestões e informações a
respeito do
uso de tecnologias
assistivas para realização de provas como as do ENEM.

Observamos muitas limitações e problemas nas condições de realização
destas provas por parte de pessoas com deficiência visual. Ao mesmo
tempo, avaliamos que disponibilizar alguns recursos de informática e
tecnologias assistivas de modo geral poderá promover maior autonomia do
estudante cego ou com baixa visão no momento de responder aos itens das
provas.

 Por isso, gostaríamos de contar com suas sugestões para melhorar
esse atendimento, indicando, por exemplo,

 1) qual programa ledor de tela é mais adequado considerando custos e
benefícios?

 2) nas provas da área de exatas como compatibilizar essas tecnologias com
suas
especificidades
gráficas (fórmulas, sinais, etc)? e

 3) o acesso às imagens/gráficos de
outras áreas como história, geografia, como poderiam ser também
integrados ao uso destas tecnologias?

 Essas perguntas são apenas para situar nossas preocupações. Se desejarem,
podem
levantar outras
questões, críticas ou caminhos para que possamos melhorar continuamente
a acessibilidade do ENEM.

Se puderem colaborar, por favor, escrevam para o endereço eletrônico

adrianoh@cfh.ufsc.br,

 colocando no assunto da mensagem o termo
"tecnologia assistiva".

 Fico grato pela colaboração e espero retribuir organizando essa
informação para que
sirva de subsídio ao INEP na tarefa de garantir maior acessibilidade do ENEM.


Atenciosamente,

Adriano Henrique Nuernberg

http://lattes.cnpq.br/6153766002891833


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