O decibelímetro, ou sonômetro ou medidor de nível de pressão sonora (MNPS), é um equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora, e, consequentemente, da intensidade, do som, já que o nível de pressão sonora é uma grandeza que representa razoavelmente bem a sensação auditiva de volume sonoro, quando ponderada.
Esse equipamento é normalmente calibrado para indicar o nível de som em decibéis, uma unidade logarítmica. O limite da audição humana é de aproximadamente 0 dB (equivalente a 20 μPa) para um ouvido humano normal e o limite antes da dor (sons extremamente altos) é de aproximadamente 120 dB, representando uma potência 1012 vezes maior que 0 dB.[1] Atualmente, no mercado brasileiro, existem equipamentos digitais capazes de realizar medições entre 30 dB e 130 dB.
Deve-se salientar que o termo "decibelímetro", embora utilizado correntemente no Brasil em alguns contextos mais leigos, é considerado inadequado e mesmo errado, se for aplicado em textos e outros documentos técnicos. Por exemplo, o site do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - não menciona o termo decibelímetro para o referido instrumento de medição, mas tão somente o medidor de nível de pressão sonora[2].
Nenhum comentário:
Postar um comentário